Evaporador

O evaporador é o segundo trocador de calor do sistema de ar condicionado automotivo e é composto de tubulações de cobre com aletas de alumínio. Os tubos de entrada e de saída do evaporador estão soldados ao conjunto e estão conectados á válvula de expansão.

O evaporador representa o elemento de refrigeração do sistema e suas aletas devem ser sopradas pelo fluxo de ar criado pelo eletro ventilador da caixa de ar, que o aspira do ambiente externo ou do interior do veículo (ar de recirculação). O ar externo ou o de recirculação que sopra as aletas do evaporador, estando a uma temperatura mais alta do que a do fluido R134a que esta em baixa pressão no estado liquido e com a temperatura menor circulando no interior do evaporador, provoca a evaporação e a mudança deste fluido para o estado gasoso (sempre em baixa pressão). Este ar que passa pelas aletas do evaporador cede, a este ultimo, o seu calor e ao mesmo tempo é resfriado e desumidificado. A umidade que se condensa sobre as aletas do evaporador escorre para o fundo da caixa de ar e é escoado para fora do veículo.

Pressostato de três níveis

O pressostato de três níveis tem a função de ativar o funcionamento do eletro ventilador para resfriar o condensador e o radiador do liquido de arrefecimento do motor. Isto se faz necessário, quando o veículo está parado ou num congestionamento aonde faltar ou for insuficiente o fluxo de ar provocando pelo movimento do veículo e o sistema de climatização for acionado. Neste caso, para se efetuar a condensação do fluido R134a é acionada a ventilação forçada através do eletro ventilador do radiador com o fechamento do contato que se fecha com aproximadamente 15bar (215 p.s.i).

Além disso, o pressostato de três níveis tem a função de desligar a bobina eletromagnética do compressor quando a pressão do fluido refrigerante (lado de alta pressão), apesar da ação do eletro ventilador do radiador ou se o mesmo não funcionar atingir limites muito altos e perigosos, acima de aproximadamente 25 bar (360 p.s.i) ou quando, por causa de um vazamento ou porque a temperatura externa está abaixo de 10° C(não existindo condições de carga térmica suficientes para fazer evaporar o fluido R134a), a pressão do fluido refrigerante atingir um valor abaixo de aproximadamente 2.5 bar (36 p.s.i): em ambos os casos,abre-se o contato.